Consultando a publicação, observa-se a seguinte distribuição de áreas dos testes
Categoria de avaliação | Porcentagem |
Avaliação do comportamento (inclui: testes vocacionais, testes de personalidade, comportamento, desenvolvimento e inteligência) | 57,9% |
Educacional (inclui: leitura, escrita, linguagem e desempenho matemático) | 22,4% |
Neuropsicológicos (inclui: avaliação neuropsicológica e desempenho sensório-motor) | 12,0% |
Miscelânea (não definidos em nenhuma categoria acima) | 7,7% |
Total | 100,0% |
O gráfico abaixo ilustra os dados da tabela:
Pode-se observar que a grande concentração dos 209 instrumentos da décima sétima edição do Mental Measurements aponta para testes de avaliação do comportamento. Em seguida, aparecem os testes para finalidades educacionais e os testes neuropsicológicos. Por fim, há uma categoria genérica de avaliações do comportamento, não incluídas nas anteriores.
Estes dados apontam para uma preferência dos pesquisadores na construção e publicação de testes vocacionais, de personalidade, comportamento, desenvolvimento e inteligência. Não aparecem nesta classificação, de forma explícita, instrumentos de avaliação específicos para o contexto organizacional. Pode-se supor que os instrumentos listados acima podem ser combinados para compor a avaliação no contexto organizacional, dependendo da necessidade.
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