Nos primórdios do laboratório, Cattel, um psicólogo americano, mantinha frequente contato com Francis Galton em Londres. Rapidamente identificou o potencial de estudos ao relacionar a psicofísica de Wundt com a matemática de Galton no exame das diferenças individuais.
Fonte: Henry Cavendish
O primeiro laboratório do mundo dedicado para o estudo da psicometria foi implantado junto ao Cavendish Laboratory. A importância deste lugar está no fato de que oportunizou as descobertas que levaram a 21 prêmios Nobel, tendo sido frequentado pelas mentes mais brilhantes do século XX. Com a mudança de Cattel para a University of Pennsylvania, por mais de dez anos não houve outro laboratório de psicologia em Cambridge.
De forma diferente de Galton, Cattel buscava enfocar nos aspectos psicológicos e comportamentais propriamente ditos, não considerando com a mesma intensidade a ênfase de Galton nos aspectos físicos em sua relação com o comportamento. Essas divergências, contudo, auxiliaram no amadurecimento de várias ideias sobre a avaliação do comportamento, e auxiliou no aprimoramento da estatística como ferramenta fundamental para a identificação de diferenças individuais.
Fonte: The Psychometrics Centre, tradução livre