Pós-graduações IMED 2013

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O teste de Rorschach

Hermann Rorschach nasceu em Zurique, em 8 de novembro de 1884. Seu interesse inicial era estudar ciências naturais, mas com a morte de seu pai, professor de desenho, foi aconselhado por Ernst Haekel para estudar medicina. Seguiu o conselho, e estudou em Neuenburg, Zurique, Berna e Berlim, formando-se em 1910.

Em sua vida profissional, tornou-se médico assistente, primeiro no asilo de insanos de Muensterlingen, em seguinda num sanatório privado em Moscou, em 1913, e retornou para a Suíça um ano depois. Entre 1914 e 1915 foi médico na clínica psiquiátrica e asilo em Bern-Waldau, após o qual foi para Herisau. Faleceu em 2 de abril de 1922 vítima de uma apendicite. Segundo W. Morgenthaler, Rorschach tinha flexibilidade de caráter, rápida adaptabilidade, perspicácia e um senso prático foram combinados com um talento para introspecção e síntese.


Segundo Rorschach, seu teste consiste na interpretação de formas casuais, não específicas. Fundamentando-se nas idéias de Bleuler, as manchas despertam uma gama de imagens, pensamentos, memórias, sensações e associações, compondo uma resposta que será analisada pelo profissional. Nasce, assim, um dos testes mais criativos e emblemáticos para estudar o comportamento humano: combinando uma infância influenciada pelas artes com o desejo da busca científica do conhecimento.

Fonte: RORSCHACH, Hermann. Psychodiagnostics. New York: Grune&Stratton, 1942.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica

O V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, promovido pelo Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, ocorrerá entre os dias 31 de maio e 4 de junho de 2011 em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

Os convidados internacionais confirmados são Werner W. Wittmann, da University of Mannheim - Alemanha; Eduardo Remor, da Universidad Autonona de Madrid - Espanha; Gregory Stone, da Universidade de Toledo – EUA e Gregory Meyer, da Universidade de Toledo – EUA.

A página do evento é http://www.congressoibap.com.br